sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Programa Culturgest para 2009

5 Dezembro, 2008

Já recebi o programa da Culturgest, Lisboa, para o primeiro trimestre de 2009. Para além da nossa Comunidade de Leitores (ver lista de livros e datas neste mesmo espaço) quero recomendar vivamente o ciclo de conferências do Professor José Pedro Serra dedicado à Cultura Clássica



O Fulgor da Grécia: o olhar, a palavra, o gesto
2009 Culturgest, Lisboa, 18:30 h



4 de Fevereiro
Homero ou o canto da vida heróica
11 de Fevereiro
No espelho da tragédia
18 de Fevereiro
Dioniso: Sol negro entre os olímpicos
25 de Fevereiro
Ao tear do tempo: Atenas e Jerusalém


Ouvir o Professor José Pedro Serra é uma experiência única; é compreender os Clássicos com enorme fulgor e clareza e adquirir "ferramentas" para (re)ler Homero, Virgílio e tantos outros autores que estabeleceram a matriz da nossa cultura e, evidentemente, da nossa literatura.

Chamo, também a atenção para o espectáculo da Elevator Repair Serviced - The Sound and the Fury (April Seventh, 1928) © Ariana Smart Truman - O Som e a Fúria (Sete de Abril, 1928) sobre o romance de William Faulkner.
©Fotografia de Henri Cartier-Bresson, 1947

Diz o programa:

"Em 2007, a companhia Elevator Repair Service apresentou na Culturgest Gatz, uma encenação-maratona do texto integral de O Grande Gatsby de Fitzgerald, que foi considerada o melhor espectáculo do ano pelos críticos do Público e do Expresso. O grupo, que nas suas produções combina comédia slapstick, cenários de alta e baixa tecnologia, textos literários ou found-texts, objectos encontrados e mobília deitada fora, assim como um estilo coreográfico altamente desenvolvido, tem-se concentrado ultimamente em textos literários e regressa agora com a estreia europeia de The Sound and the Fury (April Seventh, 1928), a partir de Faulkner."

Se quiser receber em sua casa a programação da Culturgest telefone , escreva, envie um fax ou um e-mail para culturgest.newsletter@cgd.pt

Sem comentários: