quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Comunidade Leitores


É já amanhã.

Começa mais uma Comunidade de Leitores na Culturgest. Que saudades tenho das minhas companheiras e dos meus companheiros de leituras! Dos meus amigos e amigas! Das nossas discussões e conversas! Daquele tempo que se prolonga, mesmo depois do fim... É já amanhã: às 18:30 naquela sala confortável da Culturgest.

O livro que iremos discutir é "A Costa dos Murmúrios" de Lídia Jorge, Ed. Dom Quixote. O tema, se bem se lembram, é "Confrontos, Guerras, Escaramuças" . Amanhã, falaremos da Guerra Colonial. Ou seja, da "Guerra da Libertação" ou "Guerra de África".
A releitura do livro de Lídia Jorge confirmou a minha opinião de que este é um dos mais importantes e bem escritos sobre este tema - não só a "nossa" guerra mas todas as guerras. Porque mostra como tudo se altera, das relações pessoais à paisagem, das culturas de povos ao estado psicológico (individual e colectivo).
Através de personagens bem marcadas e de uma descrição de ambientes soberba, Lídia Jorge provoca-nos, confronta-nos e questiona-nos.
Amanhã, faremos isso mesmo.
Leituras complementares:
"Os Cus de Judas", "Memória de Elefante" e "D'este Viver Aqui Neste Papel Descripto - Cartas de Guerra" - António Lobo Antunes, Ed. Dom Quixote (Guerra Colonial)Há muito mais obras sobre o tema da Guerra Colonial. Aqui ficam, apenas, umas sugestões.
"O Regresso do Soldado"- Rebecca West, Ed Relógio D'Água ( 1º Grande Guerra -´Stress pós-traumático)
"Perto da Felicidade" Richard Yates , Ed. Quetzal ( o que se passa na América nos anos 40 entre duas Guerras, já perto da Segunda. O que sentem os protagonistas nesse estado de antecipação. A frustração de quem não combate.
Para os leitores de Língua Inglesa : Poesia de Wilfred Owen e de Siegfried Sasson os grandes poetas dos horrores das trincheiras durante a 1ª Grande Guerra.

1 comentário:

Estranho Fulgor disse...

Não consegui ir hoje, mas li o livro a pensar ir, já estou a ganhar... para a próxima lá estarei com muitas saudades, também...

Beijinhos, Helena!